Açorda de Gambas

Uma receita com sabores muito a Verão!

Passo a Passo

  1. Começamos por levar um tacho ao lume com o azeite, deixamos que aqueça e juntamos o alho. Deixamos fritar ou estalar por uns minutos e esperamos que o azeite ganhe o sabor do alho.
  2. Juntamos em seguida as gambas congeladas para que fritem no azeite e temperamos com sal e pimenta preta. Vamos mexendo sempre e deixamos que as gambas começem a ganhar cor por uns 4/5m. Tenha cuidado que se o azeite estiver muito quente pode salpicar!
  3. Partimos os pães em bocados pequenos e vamos junta-lo ao azeite e gambas e mexemos para que o pão absorva o azeite.
  4. Dissolvemos o cubo e meio de caldo de marisco em 4/5 dl de água quente e vamos junta-lo aos pedaços de pão. Mexemos enrergicamente até que o pão se começe a desfazer e a ficar com aspecto de açorda com grumos. É muito importante que se mexa muito bem e que se deixe ferver o pão.
  5. Quando o pão começa a ficar mais homogéneo juntamos a colher de sopa de concentrado de tomate. Isto é opcional mas os sabores jogam muito bem. Continuamos sempre a mexer, deixando a açorda ferver e dissolvemos qualquer bocado de pão que ainda não esteja desfeito.
  6. Juntamos então os coentros ou poejo fresco e em seguida juntamos os camarões descascados. Continuando sempre a mexer verificamos se o pão pode necessitar de mais um pouco de água e se necessário vamos acrescentando aos poucos. É sempre melhor de menos que demais.
  7. Adicionamos agora o picante caso goste e deixamos que ferva mexendo por uns 5m mais.
  8. Dividimos em 2 doses e desfazemos uma gema de ovo sobre cada uma ou colocamos duas gemas de ovo sobre a açorda toda.
  9. Polvilhamos com coentros ou poejo fresco e servimos de imediato.

Sugestão

Pode fazer esta açorda sem as gambas e os camarões e usando caldo de galinha e concentrado de tomate e fica com um acompanhamento diferente para pratos de peixe.

Nota: Como os pães variam de tamanho pode ser necessário acrescentar um pouco mais de caldo de marisco.


Outras Receitas